domingo, 10 de dezembro de 2017

Alfabetização musical: Estratégias e propostas para a educação infantil.


Desenvolver um trabalho de musicalização requer planejamento e reflexão, ainda mais quando o tratamos do trabalho com música na educação infantil, fase em que a aprendizagem lúdica é fundamental para o desenvolvimento da criança.
Para a realização de um projeto de pesquisa para o Mestrado Profissional em Educação de uma das autoras deste blog, cujo tema é a reflexão sobre as práticas docentes de professores de música na educação infantil, foi realizada uma vasta pesquisa bibliográfica sobre o tema, tornando possível assim, fazer o que Schon (1992) chama de teorizar a prática.
A autora, partiu dos referenciais teóricos, e analisou-os à luz de suas práticas em musicalização infantil, trazendo uma abordagem de jogos e brincadeiras para alfabetização musical de crianças, realizados nas suas aulas de música. Esse movimento de "ação-reflexão-ação", culminou na elaboração de um artigo, apresentado no Encontro Latino Americano de Pós Graduação - EPG, da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), em outubro de 2017.
O texto completo, publicado nos anais do evento em que foi apresentado, pode ser acessado pelo link abaixo:

Link: alfabetização musical na educação infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário